Especialista oferece estratégias para superar o baixo retorno em clínicas odontológicas

De acordo com Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, é preciso oferecer soluções que facilitem a vida de pacientes, como agendamentos on-line e um atendimento ágil pelas redes sociais

A busca por estabilidade e sucesso profissional é uma jornada comum para muitos profissionais da área odontológica. Contudo, a realidade de ter ganhos insuficientes com uma clínica odontológica pode ser desafiadora e desmotivadora. 

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, trabalhar mais horas por dia não fará com que os profissionais ganhem efetivamente o que eles sentem que merecem. “Aqueles que acreditam nisso estão pensando do jeito errado. Para se destacar na área da odontologia, é preciso se abrir para realizar práticas rotineiras de maneira diferente e inovadora”, relata.

É comum ver profissionais responsabilizando um fator externo ou uma variável específica para justificar os baixos ganhos. Para o especialista, essa é uma tentativa de enganar o próprio cérebro. “Dizer que o mercado está saturado ou que a concorrência cresceu demais são apenas afirmações de variáveis que não podemos interferir, embora realmente aconteçam algumas dessas coisas. Porém, é preciso olhar para si mesmo e se perguntar quando foi a última vez que buscou uma capacitação maior em suas habilidades de marketing, gestão e outros pontos cruciais para o sucesso da clínica”, exemplifica.

Segundo o especialista, outro problema que causa a falta de retornos financeiros é uma oferta de produtos diferente das expectativas do mercado. “Os clientes devem enxergar seu consultório como o melhor, e por vezes até único, serviço do mundo. Para isso, é preciso oferecer soluções tecnológicas para uma maior interação, agendamento via site, amplas possibilidades e facilidades de pagamento, além de investimento em tráfego pago para obter um maior destaque no universo digital. Muitas vezes, o paciente avalia o dentista como bom ou ruim não só pela prática odontológica, mas sim por tudo que está ao redor da clínica”, declara.

Nesse sentido, uma auto avaliação minuciosa pode ser o passo que faltava para entender os baixos retornos financeiros. “É preciso analisar quanto tempo passamos no escritório da clínica, cuidando do próprio negócio. Administrar estrategicamente pode trazer mais ganhos do que simplesmente seguir realizando procedimentos de forma automática e robotizada. Um hub de conexão também é crucial. Afinal, quanto mais portas de contato, mais clientes vão procurar a clínica. Essas conexões podem existir também no universo digital utilizando as redes sociais, como Instagram e YouTube”, revela. 

Esse momento de reflexão será crucial para ganhar mais e trabalhar menos. “Quem trabalha muito, não tem tempo para fazer dinheiro. As pausas são necessárias para entender o que está acontecendo ao nosso redor e tomar decisões mais precisas e certeiras”, finaliza.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.

Você pode ver mais deste assunto em:

Atualizado em:

Compartilhe em sua rede social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Posso ajudar?