O visual da clí­nica interfere nos seus lucros?

O visual da clí­nica interfere nos seus lucros?

Hoje em dia muito se fala sobre a relação entre a identidade visual da sua clínica e o aumento de seus clientes e, consequentemente de seu faturamento. Mas, começando desde o princípio, exatamente o que isso quer dizer? Então, a imagem da minha clínica interfere nos meus lucros?

 

A identidade visual é o conjunto de elementos que representa visualmente o seu serviço. A comunicação visual corresponde a uma logomarca, um nome, um conjunto de cores, um cartão de visita e uma papelaria. Tudo isso, quando adequado ao seu mercado, favorece o processo de negociação com o cliente, posicionando a clínica de forma coerente com o seu púbico-alvo.

A identidade visual é a face da sua clínica.

Vamos pontuar a importância de alguns elementos da identidade visual:

--> Logomarca e nome: É importante ressaltar que a logomarca é parte da identidade visual, é como um concentrado dela. É a peça-chave na projeção da "personalidade" da sua clínica. Juntamente com o nome, a logomarca representa um dos maiores investimentos da sua empresa, a marca que as pessoas identificam e usam ao escolher sua clínica e adquirir os seus serviços.

Uma logomarca eficaz e coerente deve comunicar as qualidades mais importantes de uma empresa e estabelecer imediatamente o reconhecimento pelo seu público-alvo. Em um mercado competitivo como o atual, uma logomarca desenvolvida de maneira estratégica faz o negócio e seus serviços se destacarem entre seus concorrentes, transmitindo profissionalismo e confiabilidade.

Como valor, a marca passa também a ser um forte ativo financeiro. Isso significa ter na marca a fonte impulsionadora de negócios, como o patrimônio mais valioso do que qualquer bem material ou ativo tangível de uma empresa, ou seja, ter a logomarca como alicerce, como pilar que sustenta seu negócio.

Abaixo, apresentamos as 10 marcas mais valiosas do mercado, no ano de 2013 para ilustrar o assunto e reconhecer sua logomarca como um forte ativo de seu negócio.

--> Conjunto de cores: As cores têm grande influência em nosso cotidiano e saber usá-las da maneira correta contribui de forma positiva para o seu sucesso. Não devemos utilizá-las de maneira aleatória, simplesmente por ser nossa cor preferida, mas sim, devemos pensar naquelas que agregam valor na percepção dos clientes.

De acordo com o Canadian Colour Institute, os seres humanos julgam um ambiente de forma subconsciente nos primeiros 90 segundos. Nesse tempo, entre 62% e 90% do julgamento é baseado unicamente na cor. Por isso, esses elementos devem ser escolhidos de forma estratégica, pensando em sua área de atuação, especialidade, valores, público-alvo, entre outros aspectos.

Uma boa ideia, é imaginar sempre um local em que o cliente preferia estar naquele momento, como um jardim, por exemplo, e recriar este ambiente, inclusive nas cores.

Devemos padronizar as cores utilizadas de forma que reflita sempre e com fidelidade o caráter e os valores intrínsecos do seu negócio. Isso envolve tanto o uso da marca para impressos e divulgação, como uniformes, identificação interna e externa, padronização da papelaria, anamnese e receituário, entre outras ações.

A escolha das cores e padronização do seu negócio é muito importante, percebemos isso quando, por exemplo, ao entrarmos em um banco, identificamos facilmente uma cor predominante e a logomarca exposta; somos lembrados a todo instante por estímulos visuais da onde estamos.

--> Cartão de visita: Um cartão de visita é seu ponto chave para iniciar uma apresentação social e/ou expor seu trabalho e, este não pode ser apenas bonito. Afinal, um cartão é sua forma de comunicação eficiente com seu público-alvo e seu design deve transmitir o que você faz; seu formato, cores e fontes devem ajudar nisso, mantendo o conjunto de cores e logomarca já definidos.

Saiba que ao entregar um cartão para alguém, você está indicando que aquela pessoa vale seu tempo e atenção. Portanto, não trate seu cartão de forma simplista: ele representa quem você é! Atente-se para a forma com a qual armazena seus cartões: um cartão sujo, amassado e antigo pode indicar desmazelo profissional e falta de comprometimento consigo mesmo. Mantenha os dados de seu cartão atualizados e tenha certeza que ele ajudará de forma enfática a ampliar sua rede de contatos e negócios.

--> Papelaria: Sua papelaria (envelopes, pastas, papel ofício, anamnese, receituário, entre outros) deve seguir o padrão escolhido e já utilizado em seu conjunto de cores, logomarca e, principalmente, deve seguir o design do cartão de visita.

Uma papelaria coerente e estratégica comunica a missão, visão e os valores de sua clínica, encanta e satisfaz seus atuais e potenciais clientes.

Cliente satisfeito significa relacionamentos mais duradouros, mais fontes de indicações e maiores recomendações positivas do seu serviço, além de maior fixação de marca. Segundo a American Management Association, 65% das vendas são realizadas devido ao retorno de clientes satisfeitos e fiéis ao atendimento e contatos feitos anteriormente. Os clientes satisfeitos indicam o serviço ou empresa para em média cinco novos possíveis consumidores, enquanto os insatisfeitos se queixam em média para até 30 pessoas.

Concluindo.....

Uma identidade visual bem estabelecida é vital para a construção de uma marca reconhecida pelos clientes e também pela sociedade em geral. Vamos pensar em uma criança de 2 anos, que ainda não sabe ler, como, então, consegue reconhecer uma coca-cola? Pare para pensar se a logomarca tem relevância para um produto ou serviço.

Para a elaboração de uma identidade visual coerente e eficaz, é importante trabalhar com planejamento. Todos os negócios começam pequenos e crescem com planejamento. Cresceram, porque planejaram o crescimento. Não realizaram mudanças abruptas na sua identidade, quando mudam (se mudam!) alguma coisa, o fazem de maneira sutil. É importante ser consistente com sua identidade visual, isso vai ajudar à coerência da sua marca e da sua clínica; atenção à mudanças muito constantes, pois nos fazem perder a identidade.

Vamos cuidar deste ativo intangível que é a identidade visual do seu negócio. Com isso, conquistamos mais clientes, aumentamos o seu lucro e fazemos crescer o seu negócio. Vamos nessa?!

 

* Publicação autorizada desde que citado os autores e site www.sisconsultoria.net

* Por Dr. Éber Eliud Feltrim e Ana Carolina Xavier